Lisbon Calling...

sábado, dezembro 02, 2006

OGAESC 2006

Será que alguem se lembra da canção Se o dia nascesse da Nucha? Pois bem esta foi a canção vencedora do OGAESC 1992!! O OGAESC é mais um dos concursos promovidos pelos clubes de fans da Eurovisão para matar o tempo durante a silly season eurovisiva. Neste concurso as várias Ogae elegem uma canção editada por um cantor do seu país no ano respectivo para as representar organizando-se depois mais um ESC imaginário. Os comentários e pontuações são mais uma vez do Pedro P.
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Albânia: Blero - Papritur. Pontuação: 7 pontos. Comentário: Uma canção muito interessante vinda da Albânia e com uma sonoridade que parece uma fusão entre ritmos orientais e africanos. A página tantas torna-se um pouco repetitiva. Mas ainda assim uma boa aposta.
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Bósnia-Herzegovina: Igor Vukojevic - Vjecna Robija. Pontuação: 2 pontos. Comentário: Uma canção tipicamente “balcan-schlager” sem grande imaginação.
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Espanha: Soraya - Mi Mundo Sin Ti. Pontuação: 5 pontos. Comentário: Os cinco pontos vão direitinho para a deixa “por mi te puedes ir al cuerno”. De resto é uma música pop-dance sem novidade ao estilo Monica Naranjo ou Chenoa.
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Sérvia: Aleksandra Kovac - Ti . Pontuação: 8 ponto. Comentário: Uma boa canção com uma sonoridade retro com arranjos funk-jazzísticos. Um bom balanço e uma boa voz a servir bem o tema. Tudo bom portanto…
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Áustria: Andreas Rauch - Vergib Mir. Pontuação: 2 pontos. Comentário: A Áustria é um dos meus países favoritos no ESC pelas suas escolhas pouco ortodoxas e porque sempre foi o “Enfant Terrible” dos “esc countries”. Também nos concursos OGAE este país costuma mandar propostas que fogem muito aos padrões “schlager” do ESC. Os meus dois pontos são para esta tradição e por pensar que este Vergib Mir é um terrível e pontual acidente de percurso.
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Malta: Chiara - Here I Am. Pontuação: 1 ponto. Comentário: Ao ouvir as canções de Chiara somos muitas vezes levados a confundir simples com simplório. The One That I Love pode certamente gerar essa confusão pela sua sonoridade naïf. Já Angel e este Here I Am pertencem certamente à segunda categoria. Tudo aqui é duma piroseira de ir às lágrimas: a letra, a orquestração, a voz… E tudo sem uma pinga de auto-ironia. Mais um desastre a juntar ao negro currículo maltês.
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Croácia: Lana & Luka Nizetic - Prava ljubav. Pontuação: 6 pontos. Comentário: Nada nesta canção é particularmente original e passa até bastante despercebida a uma primeira audição. Contudo os arranjos e o refrão, passadas algumas audições, indiciam uma canção pop escorreita que não sendo muito ambiciosa é bastante audível.
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Suécia: Lena Philipsson - Jag ångrar ingenting. Pontuação: 3 pontos. Comentário: Pode ser que a OGAE Suécia beneficie do lançamento do novo James Bond e que os fãs votem nesta canção. A mim não me convence. Fica a muitos quilómetros de distância do costumeiro registo pop-desgarrado da Lena Ph., que é de gosto duvidoso mas que se pega que nem lepra.
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França: Najoua Belyzel - Gabriel. Pontuação: 9 pontos. Comentário: Uma das melhores canções deste OGAESC. Um “pop-retro” anos 80 muito “catchy” que aponta para aquilo que a França deveria levar ao ESC para sair definitivamente dos últimos lugares. Uma produção muito cuidada e uma voz muito apropriada ao tema.
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Itália: L'aura - Irraggiungibile. Pontuação: 5 pontos. Comentário: A OGAE Itália aposta forte mais uma vez. Este ano, em vez do género “bomba dance” que era Da Grande, pretende uma volta de 180º com uma canção “moody” e arriscada para este concurso. Digamos que L’aura não está mal mas não é uma Kasia Kowalska.
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Bélgica: Dana Winner - Stand Van De Maan. Pontuação: 4 pontos. Comentário: Canção simpática vinda da Flandres mas bastante anónima e que se perde no meio deste OGAESC mid-tempo.
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Holanda: Edsilia Rombley - Dan Ben Ik Van Jou. Pontuação: 1 ponto. Comentário: Esta é uma daquelas que me faz dores de ouvidos e de cabeça. Cançãozeca armada ao pingarelho que parece saída de uma final holandesa dos “early 90’s”. Um horror. Este é um país que perdeu definitivamente o tino. (Ver também Dinamarca).
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Finlândia: Taiska - Saat Saattaa Mua. Pontuação: 7 pontos. Comentário: Não há nada a fazer… A canção pode ser uma grande bosta (que até nem é o caso) mas o finlandês dá-lhe imediatamente uma patine de classe e interesse. Esta é uma canção bastante antiquada, uma daquelas baladas sem tempo (sabemos é que não é “deste”) mas que cantada nesta “fino-permiana” se torna numa baladona excitante. Fosse em inglês e a história seria outra. Ouve e aprende Chiara…
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Ucrânia: Lama - Moe Serce. Pontuação: 7 pontos. Comentário: Bela surpresa da Ucrânia. Uma canção “pop pastilha elástica” bastante contemporânea. Um género que a Ucrânia nunca levou ao ESC… É pena porque teria evitado alguns embaraços (e não estou a falar dos Greenjolly). Moe Serce é bastante “catchy” e uma lufada de ar fresco (gelado) vindo do Leste.
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Líbano: Amal Hijazi - Baya Il Ward. Pontuação: 4 pontos. Comentário: Pergunto-me sempre quantos membros terá a OGAE Líbano e desconfio que se contam pelos dedos das mãos. As suas participações nos concursos OGAE são sempre bastante modestas e pretendem sempre uma fusão entre o oriente e as batidas mais contemporâneas. Quanto a mim as propostas têm sido pouco excitantes. Baya Il Ward não é excepção.
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Rússia: Dima Bilan - Ya Tebia Pomniu. Pontuação: 2 pontos. Comentário: Mega estrela do ESC no OGAESC… Sempre foi um clássico. Neste caso temos uma balada bastante anónima pelo Dima Bilan. O russo (a língua entenda-se) é bastante excitante, mas neste caso não chega para salvar Ya Tebia Pomniu da mais indiferente banalidade.
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Alemanha: Rosenstolz - Ich Bin Ich (Wir Sind Wir). Pontuação: 4 pontos. Comentário: Mais um mid-tempo… Também nesta proposta da OGAE Alemanha não se vislumbra uma grande vontade de arriscar. A sonoridade é agradável contudo sempre no limite de se tornar uma grande piroseira. Um “pop f.m.” sem novidades portanto.
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Noruega: Helene Boksle - Natta Vi Har. Pontuação: 2 pontos. Comentário: O que dizer? Um mid-tempo aborrecido… É nota dominante neste concurso. Faz obviamente lembrar a “pílula do sono” que Christine Guldbransen cantou em Atenas. Terá sido a razão da escolha desta canção por parte da OGAE Noruega, já que há muitos fãs que se queixam da má classificação de Alvendansen. Da minha parte nem um pio.
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Turquia: Göksel - Bir Seni Konusurum. Pontuação: 9 pontos Comentário: Bir Seni Konusurum podia ser um hit das pistas de dança. Excelentemente produzida, esta canção prova que a Turquia pode ter muito a oferecer ao ESC e que a OGAE Turquia procura cumprir nestes concursos uma ideia de identidade nacional sem descurar as sonoridades mais contemporâneas.
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Grécia: Elena Paparizou - Mambo. Pontuação: 3 pontos. Comentário: Ora bem… A OGAE Grécia quer desesperadamente ganhar este concurso. Acho que, neste caso, a sobreexposição desta canção só joga em seu desfavor. Mas pondo esse facto atrás das costas estamos perante uma canção pop bem produzida mas muitíssimo batida. Como era também My Number One de resto… Mas a (aparente) falta de concorrência dá nisto e Mambo é a putativa vencedora deste concurso.
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Eslovénia: Nusa Derenda - Luc. Pontuação: 2 pontos. Comentário: Baladona balcânica que faz lembrar, pelo menos, outras 345 canções. Com Luc estamos perante uma canção perfeita para qualquer musical do West-end de Ljubljana… Não existindo tal coisa, ficamos pelo OGAESC. Alguém mencionou Darja Svaiger? Pois… Talvez 1 ponto fosse mais apropriado. Ok, 2 pela Nusa e por todas as pérolas “schlager” que ela já cantou.
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Irlanda: Ronan Hardiman - The Famine. Pontuação: 1 ponto. Comentário: What a pile of… A OGAE Irlanda tentou ser original mas na minha opinião (e logo eu, que me tenho queixado nestas linhas de falta de originalidade) saiu-lhes o tiro pela culatra. The Famine é absolutamente asqueroso mas, ou muito me engano, ou a brigada dos “celtic lovers” vai-lhes dar a melhor classificação de sempre no OGAESC.
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Macedónia: Karolina - Ruza Ruzica. Pontuação: 8 pontos. Comentário: Volta Karolina!!!! Esta canção é uma feliz combinação de elementos tradicionais com uma voz bastante jovial e pop. A produção é irrepreensível e fica-se com saudades do tempo em que a Macedónia elevava o standard das canções do ESC pela diferença e pela forma como não cedia a modas.
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Israel: Shiri Maimon - Le'an Shelo Telhi. Pontuação: 6 pontos. Comentário: Diva time! Shiri Maimon foi mesmo um oásis nas recentes participações de Israel no ESC. Não é por isso de estranhar que a OGAE insista nesta cantora. Desta feita com uma canção dance que, não sendo má, é muito reconhecível e sem grande imaginação. Espera-se boa classificação para este país já que no embate com os seus pares (Espanha e Suécia) sai a ganhar.
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Dinamarca: Lis Sorensen - Kys Taender Dromme. Pontuação: 1 ponto. Comentário: Será a Dinamarca o país onde o Deus da Eurovisão perdeu o gosto? Desde as últimas canções que tem levado ao ESC, às escolhas do Second Chance e passando pelo abominável espectáculo de comemoração dos 50 anos da Eurovisão, estamos perante um caso perdido de mau-gosto. Canções que soam todas ao mesmo, guitarrinhas espanholas sempre em fundo, e letras recheadas de clichés… Nada a fazer.
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Andorra: Marta Roure - Insomni. Pontuação: 6 pontos. Comentário: Esta canção foi desclassificada. É pena porque era uma bela estreia de Andorra. Não sendo uma obra-prima é bastante “catchy” e a Marta é um charme. Esperemos que este pequeno acidente não impeça futuras participações em concursos OGAE do Principado dos Pirinéus.
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Reino Unido: James Blunt - You're Beautiful. Pontuação: 1 ponto. Comentário: Ora bem, mais uma desclassificada. Neste caso palmas para o Reino Unido que ainda conseguiu ser mais ambicioso que a Grécia e trouxe ao OGAESC a canção mais irritante e mais usada em separadores da SIC Mulher do ano. Fomos felizmente poupados por um erro. Que veio por bem.
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Arménia: Anna Khachatryan & Empyray - Ayntegh. Pontuação: 6 pontos. Comentário: O “Resto do Mundo” é aqui representado por uma canção da Arménia que é uma típica balada do Leste. Ayntegh é bastante “pegadiça” e apesar de não trazer nada de novo, pelo menos não é cantada pela Mónica Anghel.
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Polónia: Olga Szomanska & Przemyslaw Branny - Niech Mówia , Ze To Nie Jest Milosc. Pontuação: 1 ponto. Conmentário: Aqui está um país que não tem meio-termo. É capaz do melhor e do pior. Estamos aqui na presença de uma canção que coloco sem hesitações no segundo caso. É pena. Espero pela participação dos Sistars no Vídeo Contest para dar à Polónia uma boa classificação. Quanto a esta pepineira sem eira nem beira… Give me a break!
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Portugal: Rita Guerra - Chegar a ti. Comentário: Calhou-nos o último lugar de apresentação. Não nos calhará certamente o último lugar da classificação. Esta balada “mainstream” da Rita Guerra faz lembrar Deixa-me Sonhar mais do que seria desejável mas será capaz de garantir uma boa classificação para a OGAE Portugal. E a voz da Rita está no ponto.
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Info 1: As canções de Andorra e do Reino Unido foram desclassificadas por terem sido editadas em 2004 e não em 2005 como exigem os regulamentos deste concurso. Info 2: A vencedora do Ogae Second Chance 2006 foi Saša Lendero com Mandoline. Portugal e sua pseudo diva Vânia d' Oliveira ficou-se pela 12.º lugar.