Lisbon Calling...

terça-feira, dezembro 12, 2006

Festival RTP da Canção 2007. Será?

Começam a circular rumores (não confirmados) de que a RTP irá mais uma vez organizar o velhinho Festival da Canção para escolher o nosso representante para Helsínquia. O modelo a utilizar será o mesmo da edição de 2006. A diferença é que desta vez a votação será feita apenas através do televoto.
Voltam os produtores convidados e com eles as canções feitas em 5 minutos numa esplanada na Avenida de Roma, inspiradas por uma senhora que ia a passar e disse uma frase onde usou a expressão Alma nova... Sendo que para ser justo esta nem era a pior canção do ano passado, não era boa mas pronto também para 5 minutos não podemos pedir muito.
Voltam também as “novas promessas” do panorama musical português (eles pelo menos dizem que são, eu cá não sei) e outros artistas mais ou menos sem carreira. Excepção (quase) feita no caso do Beto que, no ano passado, teve paciência para se meter nestas embrulhadas festivaleiras depois de ter sido n.º 1 no top de vendas nacional. Pelo menos podia ter levado uma baladona estilo “novela TVI” e não tinha ficado tão mal classificado.
Bom, só nos resta mesmo conformar e esperar que o Ramon Galarza tenha aprendido alguma coisa com a experiência de ter sido júri de pré-selecção em Malta. Mas será que queremos mesmo uma canção maltesa no nosso Festival?!?
Eu, apesar do desinteresse e dos consequentes maus resultados nacionais, até sou capaz de perceber que sendo a RTP uma estação se serviço público veja no Festival Eurovisão uma forma de divulgação da musica portuguesa mas, se é por isso que ainda lá estão que o façam a sério e não como até agora. Em última analise( e mesmo em primeira) a culpa da má imagem interna do ESC é da RTP que deixou cair drasticamente o nível de qualidade, prestígio e profissionalismo do Festival da Canção.
É certo que o mercado da música em Portugal é pequeno, as editoras investem pouco e as rádios quase não tocam música nacional, mas a RTP podia fazer o seu trabalho de serviço público e ajudar ao renascimento da musica pop(ular) portuguesa.
Ganhar está fora de questão, provavelmente até passar das semi-finais, mas mais vergonhas não. Acho que não é pedir muito. Por mim até podemos ir de Tony Carreira ou de Mónica Sintra, desde que se vá com dignidade e sobretudo profissionalismo.

2 Comentários:

  • Caro amigo, eu não poderia estar mais de acordo, só se discordasse a nivel da Av. de Roma, porque há lugares mais centrais. Acredito que a zona da Expo tenha sido mais concorrida devido ao seu numero de lugares nas esplanadas.Sabendo que este ano o sistema era o mesmo do ano passado, resolvi concorrer com um produtor, tendo vindo a saber que não poderia ser incluido no rol de convidados pois estes já estavam mais que designados.Ora bem, assim sendo parece que tudo já está fabricado para termos um ano como o ano passado a nivel de Festival da Canção. Eu quando recordo os temas que têm sido incluidos nos ultimos anos neste concurso pergunto:
    Quem selecciona os temas? Alguém ligado á musica, ou o Sr que promete melhorar a qualidade do serviço de cafetaria na RTP?
    Quem é que decidiu de repente que o concurso deve estar nas mãos de produtores que decidem fazer a musica e letra também, mesmo que não tenham talento para tal, e não nas mãos de autores que viam neste Festival uma hipótese para mostrar o seu trabalho, uma vez que é o unico concurso do género?
    Se eu estou errada, como é que é possivel estarmos a ser excluídos no Concurso da Eurovisão ano após ano?
    A RTP está a decidir as coisas no seu melhor interesse concerteza, mas o que lhes interessa a eles, não nos interessa a nós.
    Isto só mudaria com a união dos autores a fazer greve de fome em frente á RTP, mas tenho a certeza que mesmo assim seríamos tentados constantemente por uma bandeja cheia de bolinhos do tal Senhor da Cafetaria.
    Acho que já descarreguei um pouco da minha sensação de injustiça neste comentário e já posso voltar á minha vida quotidiana. Até breve

    Dudainha
    beduda@hotmail.com

    Por Anonymous Anónimo, Às 12:33  

  • festival da canção????

    Mas haverá melhor festival que aquele que se presencia diariamente na TV de serviço público? os artistas são sem pre os mesmos, o "Landum" é sempre parecido e a promoção cheira a esturro.Onde andam os autores? os poetas? os cantores? 0s músicos?.Parem com a encenação revejam as anteriores figurinhas dos ultimos anos( alguns nem tiveram tempo de decorar a letra e enganaram-se em palco)e daqui a um tempinho com tudo reposto nos seus devidos lugares, retomemos o tempo perdido.Haja alg7uem ue faça qualquer coisa pela música Portuguesa

    Por Anonymous Anónimo, Às 15:20  

Enviar um comentário



<< Página inicial