Lisbon Calling...

domingo, março 11, 2007

Festival da Canção 2007

Bom, depois de alguns nervos por causa dos bilhetes que nunca mais apareciam, lá fui assistir ao vivo ao Festival da Canção 2007.
Devo confessar que, apesar de todas as descrições optimistas dos sites eurovisivos nacionais que cobriram os ensaios, as minhas expectativas em relação ao evento não eram altas.
Já dentro da Sala Tejo era inevitável o nervoso miudinho. Eu não vejo a Eurovisão por causa das representações nacionais mas, o nosso país é sempre o nosso país.
Primeiro ponto positivo a favor da RTP: desta vez havia um cenário que ia para além de uns simples ecrãs postos aos cantos do palco.
Nas bancadas fixas ficaram as claques e no chão, em mesas redondas tipo casino/casamento, os Vips e figuras da RTP. Nós ficamos de lado, atrás de uma das gruas!!!
Bom, de repente plim tinha começado sem que ninguém tivesse percebido. Depois de um número de talento nacional lá começaram as cançonetas.

1. Filipa Cardoso & Edmundo Vieira - Desta Vez
De início, isto até parecia que podia ser uma balada engraçadita mas afinal não era. Apesar de não ser a pior da noite, teria ficado certamente muito melhor se fosse interpretada apenas pela Filipa Cardoso, cuja voz poderosa quase quem nem se ouviu, certamente para não abafar o teen idol. Next...

2. Marta Plantier & Os Corvos - Piano piano
Já tinha ouvido um zumzum que esta canção tinha alguma piada e, de facto, acabou por ser a minha favorita das 10. Marta Plantier tem uma voz atípica que deu maior interesse à canção. Os Corvos é que não sei bem o que estavam a fazer no palco... Algum ritmo e evolução, coisa rara este ano.

3. Luiz e a lata - Ai pode
Pronto a RTP insistiu em convidar o produtor das Coisas de nada para este festival e o resultado não podia ter sido pior. Canção para além de chata, sem a mínima graça...

4. Sabrina - Dança comigo (vem ser feliz)
Emanuel não desiludiu e trouxe ao festival uma canção bem ao seu estilo - pimba. E não é que ganhou! Durante toda a canção e depois da actuação, bastante aceitável vocalmente, ficou claro para muita gente que esta seria uma das favoritas da noite.


5. Diogo T. - Chega foi demais
Confirma-se que o Ramon Galarza não aprendeu nada ao ser júri de pré-selecção em Malta. Canção antiquada e sem interesse nenhum. Estava meia Sala Tejo a dormir passado 30 segundos. Acho que realmente a RTP deve dizer Chega ao Sr. Ramon para o ano.

6. Triburbana - Dá-me a luz
What was this shit! Se querem levar um fado por mim tudo bem, mas não é necessário fazerem misturas pós-modernas por favor. Guarda roupa para além de medonho.

7. Melo D. feat. Elaisa - Será cedo?
Pronto esta até era moderna e assim. Mas também nada de especial. Grande desilusão.

8. Teresa Radamanto - Ai de quem nunca cantou (2.º lugar)
Única balada da noite. Boa interpretação por parte da Teresa Radamanto. Não era má de todo, seria talvez a canção mais "dignificante" para ir a Eurovisão. Claro que ficava era mal classificada, apesar de todos os elogios feitos certamente a cantora durante a semana de ensaios em Helsínquia.

9. Nuno Feist & Vanessa - Além do sonho (3.º lugar)
O mano Feist realmente teve uma boa ideia quando fez esta canção, só que esse momento de inspiração só serviu para fazer 1 minuto de música... Ou seja, a canção tornou-se chata. Não foi a lado nenhum, a letra parecia saída de um filme da Disney e tinha muitas palavras, de maneira que em certas alturas parecia que não cabia bem na música... Ponto positivo para o look da Vanessa.

10. Zé P. - Na ilha dos sonhos

Sem querer ser mauzinho o Zé P. parece saído de uma clinica de reabilitação para toxicodependentes. O que até nem tinha mal nenhum, todas as pessoas merecem uma segunda oportunidade, só que nestas coisas Eurovisivas o look também conta. Boa prestação vocal, a canção é que enfim, nem parecia do Cid.

Pelo meio das canções e durante o intervalo houve uma coisa que quase teve graça, sobre uma banda que queria concorrer ao festival... Borring!

E pronto, tinha chegado o grande momento e a vencedora foi mesmo a Sabrina com a "orelhuda" canção Dança comigo. Acho que por esta altura metade dos vips teve um colapso, a outra metade ficou apenas contente porque já faltava pouco para acabar o suplício.

Certamente que andará por aí muita gente indignada com a vitória de uma canção pimba no festival, têm muito bom remédio, para o ano façam canções melhores e não tenham vergonha de participar no Festival da Canção.

Quanto a mim o resultado foi justo, tendo sido certificado pelo televoto popular, por isso ninguém se pode queixar. Foi uma grande victório para o Emanuel que, mantendo-se fiel ao seu estilo musical conseguiu bater todos os outros produtores ditos "sérios"... Espero agora que ele e a sua equipa possam continuar a trabalhar para apresentarem uma boa prestação na semi-final do próximo dia 10 de Maio. Claro que dificilmente vamos à final, mas isso não conseguiamos nem com esta nem com qualquer outra canção presente nesta final.

1 Comentários:

  • Ainda não foi este ano que me convidou para ir consigo... :-(

    Por Anonymous Anónimo, Às 23:42  

Enviar um comentário



<< Página inicial