Algumas notas sobre o sorteio da ordem de actuação

De acordo com informação estatística complicada pelo site All kind’s of everything os melhores lugares para actuar na semi final são: 13.º, que saiu à Croácia; 14.º que calhou à Polónia, 15.º no qual actuará a Sérvia e 20.º que foi atribuído a Malta. Todos estas starting positions apuraram para final os países que nelas actuaram em 2004, 2005 e 2006. Com dois países apurados surgem as posições número 8, 11, 18 e 22, que calharam em sorte à Suíça, Albânia, Macedónia e Hungria respectivamente. Logo por azar, nenhum destes números calhou a um dos seis países que ainda não meteram o pé na final depois do sistema de 2 noites ter sido introduzido no ESC.
Portugal, que não é finalista desde 2003, foi presenteado com a posição 17, após a balada rock dos estreantes checos e a canção etno-pop da Macedónia. A canção que mais se assemelha à portuguesa é a da Noruega, que cantará em 19.º, logo a seguir a Macedónia portanto. Mas, para sorte nossa e azar deles é precedida pelo segundo intervalo....
Acho portanto que temos razões para ficar contentes com o sorteio. Ficamos no meio de duas canções bastante diferentes da nossa e no final do segundo conjunto de canções. Claro que não vamos a final mas pelo menos ficamos mais tempo expectantes em relação à participação nacional. Espero que o Dino Alves este ano fique em casa...
A titulo de curiosidade das posições 2, 3, 6, 9, 12, 23 e 25, nas quais actuarão Israel, Chipre, Geórgia, Moldavia, Dinamarca, Estónia e Eslovénia, nunca ajudaram ninguém a apurar-se para a final.
Ser a última canção também só ajudou em 2004. Este ano a fechar a semifinal actuará a Letónia, que recebeu um joker e pode assim escolher o seu lugar no desfile das canções à procura de um lugar na final, escolhendo precisamente o 28.º posto.
Em relação à pior posição para cantar na final, o 2.º lugar, calhou aos espanholes, o que me obriga a pensar seriamente em fazer um mealheiro para poder ir assistir ao ESC do próximo ano ao vivo, uma vez que, Madrid 2008 se torna altamente improvável. Não é que eu tivesse muita esperança nos NASH mas enfim, também não foram nada bafejados pela sorte... Nunca ninguém ganhou cantando em 2.º.
Dos outros três grandes a França (minha grande favorita) canta a seguir ao intervalo em 13.º lugar, a Alemanha canta em 16.º, depois da Rússia, e o Reino Unido em 19.º após a maravilhosa Verka Serduchka da Ucrânia.
A abrir a final teremos a Bósnia & Herzegovina, sendo que a última posição caberá a um país proveniente da semifinal.
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Página inicial