segunda-feira, março 26, 2007
sexta-feira, março 23, 2007
The contestants online
Andorra: http://www.myspace.com/anonymouspunkrock
http://www.anonymouspunk.com/blog/index.php
Armenia: http://www.hayko.am/
Austria: http://www.ericpapilaya.com/
Belarus: www.koldundima.com/
Belgium: www.thekmgs.com/
Bosnia & Herzegovina: not found
Bulgaria: www.elitsatodorova.com/
Croatia: www.dadotopic.cjb.net/
Cyprus: www.evridiki.gr
Czech Republic: www.kabat.cz/
Denmark: not found
Estonia: not found
Finland: www.hanna-pakarinen.com/
France: www.fatalspicards.com/
FYROM: www.karolinaonline.com.mk
Georgia: not found
Germany: www.roger-cicero.de
Greece: http://www.sonybmg.gr/microsites/sarbel/index.html
Hungary: http://www.rmfc.hu/
Iceland: not found
Ireland: www.dervish.ie/
Israel: www.teapacks.com/
Latvia: www.bonaparti.lv/
Lithuania: www.4fun.lt/
Malta: www.olivialewis.net/
Moldova: not found
Montenegro: not found
Netherlands: http://edsiliarombley.net/
Norway: http://www.kjentfolk.no/skuespillere/schanke/
Poland: http://www.jetset.pl/
Portugal: not found
Romenia: not found
Russia: not found
Serbia: http://www.marijaserifovic.net/
Slovenia: www.alenkagotar.com/
Spain: www.nash.es
Sweden: www.thearkworld.com
Switzerland: www.djbobo.ch/
Turkey: www.kenandogulu.com.tr/
Ukraine: www.serduchka.com/
U.K.: http://www.scooch.co.uk/
terça-feira, março 20, 2007
domingo, março 18, 2007
On the road to Helsinki: UK
quinta-feira, março 15, 2007
On the road to Helsinki: Russia reveals girlsband
terça-feira, março 13, 2007
Algumas notas sobre o sorteio da ordem de actuação
De acordo com informação estatística complicada pelo site All kind’s of everything os melhores lugares para actuar na semi final são: 13.º, que saiu à Croácia; 14.º que calhou à Polónia, 15.º no qual actuará a Sérvia e 20.º que foi atribuído a Malta. Todos estas starting positions apuraram para final os países que nelas actuaram em 2004, 2005 e 2006. Com dois países apurados surgem as posições número 8, 11, 18 e 22, que calharam em sorte à Suíça, Albânia, Macedónia e Hungria respectivamente. Logo por azar, nenhum destes números calhou a um dos seis países que ainda não meteram o pé na final depois do sistema de 2 noites ter sido introduzido no ESC.
Portugal, que não é finalista desde 2003, foi presenteado com a posição 17, após a balada rock dos estreantes checos e a canção etno-pop da Macedónia. A canção que mais se assemelha à portuguesa é a da Noruega, que cantará em 19.º, logo a seguir a Macedónia portanto. Mas, para sorte nossa e azar deles é precedida pelo segundo intervalo....
Acho portanto que temos razões para ficar contentes com o sorteio. Ficamos no meio de duas canções bastante diferentes da nossa e no final do segundo conjunto de canções. Claro que não vamos a final mas pelo menos ficamos mais tempo expectantes em relação à participação nacional. Espero que o Dino Alves este ano fique em casa...
A titulo de curiosidade das posições 2, 3, 6, 9, 12, 23 e 25, nas quais actuarão Israel, Chipre, Geórgia, Moldavia, Dinamarca, Estónia e Eslovénia, nunca ajudaram ninguém a apurar-se para a final.
Ser a última canção também só ajudou em 2004. Este ano a fechar a semifinal actuará a Letónia, que recebeu um joker e pode assim escolher o seu lugar no desfile das canções à procura de um lugar na final, escolhendo precisamente o 28.º posto.
Em relação à pior posição para cantar na final, o 2.º lugar, calhou aos espanholes, o que me obriga a pensar seriamente em fazer um mealheiro para poder ir assistir ao ESC do próximo ano ao vivo, uma vez que, Madrid 2008 se torna altamente improvável. Não é que eu tivesse muita esperança nos NASH mas enfim, também não foram nada bafejados pela sorte... Nunca ninguém ganhou cantando em 2.º.
Dos outros três grandes a França (minha grande favorita) canta a seguir ao intervalo em 13.º lugar, a Alemanha canta em 16.º, depois da Rússia, e o Reino Unido em 19.º após a maravilhosa Verka Serduchka da Ucrânia.
A abrir a final teremos a Bósnia & Herzegovina, sendo que a última posição caberá a um país proveniente da semifinal.
domingo, março 11, 2007
Festival da Canção 2007
Devo confessar que, apesar de todas as descrições optimistas dos sites eurovisivos nacionais que cobriram os ensaios, as minhas expectativas em relação ao evento não eram altas.
Já dentro da Sala Tejo era inevitável o nervoso miudinho. Eu não vejo a Eurovisão por causa das representações nacionais mas, o nosso país é sempre o nosso país.
Primeiro ponto positivo a favor da RTP: desta vez havia um cenário que ia para além de uns simples ecrãs postos aos cantos do palco.
Nas bancadas fixas ficaram as claques e no chão, em mesas redondas tipo casino/casamento, os Vips e figuras da RTP. Nós ficamos de lado, atrás de uma das gruas!!!
Bom, de repente plim tinha começado sem que ninguém tivesse percebido. Depois de um número de talento nacional lá começaram as cançonetas.
1. Filipa Cardoso & Edmundo Vieira - Desta Vez
De início, isto até parecia que podia ser uma balada engraçadita mas afinal não era. Apesar de não ser a pior da noite, teria ficado certamente muito melhor se fosse interpretada apenas pela Filipa Cardoso, cuja voz poderosa quase quem nem se ouviu, certamente para não abafar o teen idol. Next...
2. Marta Plantier & Os Corvos - Piano piano
Já tinha ouvido um zumzum que esta canção tinha alguma piada e, de facto, acabou por ser a minha favorita das 10. Marta Plantier tem uma voz atípica que deu maior interesse à canção. Os Corvos é que não sei bem o que estavam a fazer no palco... Algum ritmo e evolução, coisa rara este ano.
3. Luiz e a lata - Ai pode
Pronto a RTP insistiu em convidar o produtor das Coisas de nada para este festival e o resultado não podia ter sido pior. Canção para além de chata, sem a mínima graça...
4. Sabrina - Dança comigo (vem ser feliz)
Emanuel não desiludiu e trouxe ao festival uma canção bem ao seu estilo - pimba. E não é que ganhou! Durante toda a canção e depois da actuação, bastante aceitável vocalmente, ficou claro para muita gente que esta seria uma das favoritas da noite.
5. Diogo T. - Chega foi demais
Confirma-se que o Ramon Galarza não aprendeu nada ao ser júri de pré-selecção em Malta. Canção antiquada e sem interesse nenhum. Estava meia Sala Tejo a dormir passado 30 segundos. Acho que realmente a RTP deve dizer Chega ao Sr. Ramon para o ano.
6. Triburbana - Dá-me a luz
What was this shit! Se querem levar um fado por mim tudo bem, mas não é necessário fazerem misturas pós-modernas por favor. Guarda roupa para além de medonho.
7. Melo D. feat. Elaisa - Será cedo?
Pronto esta até era moderna e assim. Mas também nada de especial. Grande desilusão.
8. Teresa Radamanto - Ai de quem nunca cantou (2.º lugar)
Única balada da noite. Boa interpretação por parte da Teresa Radamanto. Não era má de todo, seria talvez a canção mais "dignificante" para ir a Eurovisão. Claro que ficava era mal classificada, apesar de todos os elogios feitos certamente a cantora durante a semana de ensaios em Helsínquia.
9. Nuno Feist & Vanessa - Além do sonho (3.º lugar)
O mano Feist realmente teve uma boa ideia quando fez esta canção, só que esse momento de inspiração só serviu para fazer 1 minuto de música... Ou seja, a canção tornou-se chata. Não foi a lado nenhum, a letra parecia saída de um filme da Disney e tinha muitas palavras, de maneira que em certas alturas parecia que não cabia bem na música... Ponto positivo para o look da Vanessa.
10. Zé P. - Na ilha dos sonhos
Sem querer ser mauzinho o Zé P. parece saído de uma clinica de reabilitação para toxicodependentes. O que até nem tinha mal nenhum, todas as pessoas merecem uma segunda oportunidade, só que nestas coisas Eurovisivas o look também conta. Boa prestação vocal, a canção é que enfim, nem parecia do Cid.
Pelo meio das canções e durante o intervalo houve uma coisa que quase teve graça, sobre uma banda que queria concorrer ao festival... Borring!
E pronto, tinha chegado o grande momento e a vencedora foi mesmo a Sabrina com a "orelhuda" canção Dança comigo. Acho que por esta altura metade dos vips teve um colapso, a outra metade ficou apenas contente porque já faltava pouco para acabar o suplício.
Certamente que andará por aí muita gente indignada com a vitória de uma canção pimba no festival, têm muito bom remédio, para o ano façam canções melhores e não tenham vergonha de participar no Festival da Canção.
Quanto a mim o resultado foi justo, tendo sido certificado pelo televoto popular, por isso ninguém se pode queixar. Foi uma grande victório para o Emanuel que, mantendo-se fiel ao seu estilo musical conseguiu bater todos os outros produtores ditos "sérios"... Espero agora que ele e a sua equipa possam continuar a trabalhar para apresentarem uma boa prestação na semi-final do próximo dia 10 de Maio. Claro que dificilmente vamos à final, mas isso não conseguiamos nem com esta nem com qualquer outra canção presente nesta final.
On the road to Helsinki: Sweden and Czech Republic
***
Czech Republic: Another male group won here, Kabát with the rock song Mála dáma. If you disliked Hard rock halleluja you wont probably like this either... No monsters costumes however.
sábado, março 10, 2007
The usual favourite, a newcomer and the biggest looser will choose today
On the road to Helsinki: Germany, Serbia, Turkey and Ukraine
***
***
Turkey: Kenan Dogulu his the Turkish representative in Helsinki with the song Shake it up shekerim. Again this song is a mix of traditional and modern sounds. I like the intro...
***
sexta-feira, março 09, 2007
360 x 15
360 é um número estranho, uma vez que, a dita Sala Tejo dispõe de pelo menos 500 lugares sentados permanentemente. Será que fizeram um cenário grandioso em cima da bancada da assistência?
É ainda mais estranho porque segundo email da Ogae Portugal estava inicialmente prevista uma audiência de 1000 pessoas. Este número foi depois reduzido para menos de metade porque alguém se lembrou de colocar os vips em mesas frente ao palco! Deve ser para dar um ar intimo à "grande festa da música portuguesa"...
Enfim, sinceramente não sei o que dizer desta trapalhada da RTP.
quinta-feira, março 08, 2007
On the road to Helsinki: Austrian song revealed
Bring back The Rounder Girls pleaseeeeee!!!
terça-feira, março 06, 2007
On the road to Helsinki: Vive la France
Vive la France!
segunda-feira, março 05, 2007
On the road to Helsinki: Georgia, Lithuania, Croatia and Bosnia & Herzegovina
***
***
***
sábado, março 03, 2007
Georgia, Lithuania and Croatia decide today. Andra Chancen round in Sweden.
Lithuania:
1. 4Fun - Love Or Leave (the favourite. Will this soft ballad get them anoter top 10 finish?)
2. Rūta Ščiogolevaitė - If I Ever Make You Cry
3. Aistė Pilvelytė - Emotional Crisis
4. Saulės Kliošas - Tell Me Why
5. Mini-Me - Like You
6. Sweetness Theory - Save Me
7. Ashtrey - The Green Sun
8. Dovė & Gerda - Each Day Of My Life
9. Augustė - Fate
10. Slapjack- Lust And Sexy Shadows
11. Natas - The Fall
Croatia: Dora 2007
1. Kraljevi Ulice & Sandra Bagaric - Pjesma za novcic
2. Giuliano - Pismom te ljubi milijun mandolina
3. Feminnem - Navika
4. Lana Klingor - Gravitacija
5. Luka Nizetic - Pusti me u san (this is very Croatian but very very nice)
6. Dragonfly feat. Dado Topic - Vjerujem u ljubav
7. Marko Tolja - Deja vu
8. Klapa Maslina - Gitara i casa vina
9. Tina Vukov - Tata
10. Danijela Pintaric - Moj svijet
11. Jelena Rozga - Nemam
12. The Sick Swing Orchestra - Slager pjevac
13. Livio Morosin & Miroslav Evacic- Volim ja
14. Trio Fantasticus - Nema sanse seceru
15. Kemal Monteno - Poljubi me
16. Anja Sovagovic & Galiano Pahor - Teatar
In Sweden I hope to see Sanna Nielssen reaching the final but they are so anti-schlager this year...