Lisbon Calling...

terça-feira, outubro 03, 2006

OGAE Retro Contest 1983

Continuando com os comentários aos concursos relacionados com o ESC organizados pelas OGAE debruçamo-nos esta semana aqui no Lisbon Calling... sobre o OGAE Retro. O princípio deste concurso é semelhante ao Second Chance só que aqui fazemos uma viagem até anos passados, neste caso até 1983.
Mais uma vez as pontuações e comentários são da autoria do Pedro P. que considera este Retro "bastante bom e equilibrado, o que é, de resto, um reflexo do próprio ESC83", lamentando apenas a falta da Suiça cuja OGAE, apesar de ter tido selecção nacional em 1983, não mandou nenhuma canção à competição.
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Jugoslávia: Maja Odzaklievska – Lidu lidu du. Pontuação: 9 pontos. Comentário: Belíssima canção pop-folk na bela voz da Maja que esteve por várias vezes para ir ao ESC. Claro que Dzuli era a aposta óbvia desse ano mas acho que esta foi a única vez que a Republica da Macedónia esteve perto de vencer a Yugovizija.

Alemanha: Ingrid Peters & July Paul – Viva la mama. Pontuação: 5 pontos. Comentário: A única canção que soa familiar desta selecção, muito por culpa da versão da Suzy Paula. Enfim poderá ser um clássico "trash" mas é um bocadinho irritante e por isso tem, para mim, a pior classificação deste Retro. Mas cinco pontos são cinco pontos.

Suécia: Kikki Danielsson - Varför är kärleken röd. Pontuação: 7 pontos. Comentário: Os campeões dos second chance têm aqui mais uma grande hipótese de vencer. A canção é bastante boa e o facto deste concurso se limitar às audições áudio é um bónus para a Suécia. É que a Kikki pode matar qualquer canção que se preze. Como aqui não acontece ficamos com uma bela canção 80’s.

Dinamarca: Kirsten Siggaard - Og Livet Går. Pontuação: 6 pontos. Comentário: Ao que parece esta canção ficou bastante mal classificada na final dinamarquesa. Ou seja, alguma coisa má deve ter acontecido e eu apostaria que a voz da Kirsten possa ter falhado. Mas é uma canção “a la” musical, muito “schlager” e muito bem produzida para os standards da época.

Áustria: Waterloo – Freiheit. Pontuação: 7 pontos. Comentário: Cheesie cheesie cheesie… Ou não fosse o Waterloo o cantor. Claro que o que a Áustria enviou ao ESC não tinha menos “cheesie” e eu por mim até prefiro o Waterloo. Todos: Freiheit!!!

Bélgica: Bart Kaell – Symphonie. Pontuação: 6 pontos. Comentário: A escolha na Bélgica terá sido polémica, mas depois de se ouvir o segundo lugar não se percebe bem porquê. Não arrefece mas também não aquece por aí além. Em vez dum super clássico dos 80’s como é Rendez-Vous teríamos com Symphonie um retrocesso aos 70’s. Ainda assim um retrocesso bastante agradável.

Grécia: Yianna Komninou – Matia mou melahrina. Pontuação: 8 pontos. Comentário: Canção muito boa e percebe-se que a Grécia nesta fase estaria numa de enviar canções pop de qualidade e de inspiração folklórica. Quer esta quer Mou Les são exemplos perfeitos. Enfim… Como os países mudam de estratégia… Talvez possa fazer frente à Kikki na luta pela vitória.

Portugal: Carlos Paião & Cândida Branca Flor – Vinho do Porto, vinho de Portugal. Pontuação: 100000000 pontos. Comentário: Por muito que eu adore Esta balada que te dou, este Vinho do Porto é simplesmente genial.

Turquia: Mavi Yolcular – Heyamola. Pontuação: 6 pontos. Comentário: Bem vindos aos anos 70’s, mais uma vez. A Turquia estava certamente “na sua” nesta altura como prova a canção que mandaram ao ESC que eu, obviamente, venero. Este Heyamola é simpático e faz lembrar algumas canções dos Gemini.

Reino Unido: Audio – Love on your mind. Pontuação: 6 pontos. Comentário: Pop-rock dos 80’s com uma letra bastante parvalhona e que nunca faria frente ao Never giving up. Ainda assim é bem construída e ouve-se bem.

Israel: Yardena Arazi – Shiru shir, Amen. Pontuação: 8 pontos. Comentário: Um clássico israelita, com tudo o que se espera deste país no ESC. Incluindo os amens, halleluias e shirus desta vida…

Noruega: Ketil Stokkan – Samme Charmeur. Pontuação: 7 pontos. Comentário: Claro que nada poderia fazer frente a Do-re-mi mas mesmo assim Samme Charmeur é mesmo charmant e muito melhor que qualquer das canções que o Ketil levaria ao ESC.

Finlândia: Kirka – Tuhanteen aamuun laulun teen. Pontuação: 6 pontos. Comentário: Canção algo insonsa e muito longe da pérola que o Kirka haveria de levar à final finlandesa do ano seguinte. Ponto de bónus pela língua mais sexy da Europa, caso contrário ficaria com a mesma pontuação da Mama.

França: La Compagnie Créole – Vive la Douanier Rousseau. Pontuação: 6 pontos. Comentário: À primeira audição fica no ouvido, mas depois vai-se tornando um pouco repetitiva. A França quando escolheu Vivre escolheu bem. Mas este pop do Caribe não é nada de se deitar fora.

Holanda: Vulcano – Een beetje van dit. Pontuação: 6 pontos. Comentário: Canção que fica no ouvido mas ainda assim a escolha de Sing me a song foi acertada porque teve mais pontos do que esta teria tido. Muito holandesa, o que para mim é geralmente um “minus”, mas que neste caso escapa com alguma distinção.

E agora os extras:

Roménia: Angela Similea – Traiesc. Pontuação: 6 pontos. Comentário: Drama, drama, drama… O belo do drama romeno do qual só em 2002 tivemos um cheirinho com a Monica e o Pavel. Não faz o meu género mas este Traiesc tem um fulgor particular.

Rússia: Zhanna Rozhdestvenskaya – Gadalka. Pontuação: 7 pontos. Comentário: Canção interessante e russa até ao tutano. Fica no ouvido e dá logo vontade de nos embebedarmos com vodka… Ai que saudades do leste a soar a leste. Letra curiosa com uns palavrões lá pelo meio… em português pelo menos.

Ucrânia: Sofia Rotaru – Chervona Ruta. Pontuação: 6 pontos. Comentário: Disco Soviético… Coisa que nunca tinha ouvido antes. Nada mau. Se me dissessem que tinha feito parte da final do ano passado da Ucrânia eu acreditava. Mesmo. Suponho que será a vencedora destes extras mas a mim convence-me q.b.

Líbano: Sabah – Raqasni hayk. Pontuação: 7 pontos. Comentário: Canção muito sexy e com uma cantora que se imagina também sexy. Neste concurso das OGAE’s a imaginação só joga a favor das canções…

Espanha: Remedios Amaya – Como el agua de la fuente. Pontuação: 10 pontos. Comentário: Star quality e não há mais nada a dizer.

Irlanda: Chris de Burgh – Where peaceful waters flow. Pontuação: 1 ponto. Comentário: A OGAE Irlanda não teria nada mais interessante para enviar? Não acredito que esta canção chata do de Burgh e ainda por cima numa versão de péssima qualidade fosse o melhor de 1983.

Polónia: Krystyna Pronko – Jestes Lekien na cale zlo. Pontuação: 7 pontos. Comentário: Um pop-funky anos 80 muito interessante e muito bem cantado. E faz pensar nas maravilhas que a Polónia teria trazido ao ESC se a sua estreia se tivesse feito anos antes. Curiosamente faz lembrar a canção Na kolana que ficou em 1º lugar ex-aquo na final de 2006.

Malta: The Greenfilds – Il-karozzin. Pontuação: 2 pontos. Comentário: Canção folk infantilóide como estava na moda na década anterior. Malta estava ainda ligada politicamente ao norte de África e por isso muito longe das loucuras electrónicas europeias dos 80’s.
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Itália: Tiziana Rivale – Sarà quel che sarà. Pontuação: 5 pontos. Comentário: Balada bastante chatinha mas ainda assim em italiano quase tudo fica interessante.

1 Comentários:

  • eu tambem ouvi o cd vezes sem conta antes de votar, e o meu top foi o seguinte:

    10 pontos - Jugoslávia, Holanda e Líbano

    9 pontos - Turquia e Grécia

    8 pontos - Reino Unido, Suécia, Alemanha e França

    Só a Irlanda e Russia tiveram pontuação abaixo de 5!!

    Se o festival tivesse sido feito deste Second Chance, teria sido um grande festival, bastava la ter estado o Carlos Paião e a Cândida Branca Flor e um grupo coral de 4 homens a pisar as uvas dentro de tonéis ...

    Por Anonymous Anónimo, Às 23:07  

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